segunda-feira, 30 de abril de 2012

Domingo de superclássicos de cabeças de bagres

Olá amigos do blog neste domingo tivemos dois super-jogos, Santos e São Paulo, Guarani e Ponte, definindo os dois finalistas do Campeonato Paulista. Na primeira partida deu Santos vencendo por 3 a 1. No segundo jogo deu Guarani pelo mesmo placar.

Mas o que quero chamar atenção nesse post não são os jogos que foram para lá de emocionantes, até muito mais emocionante do que os torneios europeus de pré-temporada. E sim para um decisão que muito me irrita a alguns anos que é a divisão de ingressos para essa partida.

Apenas cinco por cento foi destinado a torcida visitante, e qual o argumento para essa atitude, primeiro um precedente do Estatuto do Torcedor, segundo a falsa idéia de se ter segurança. Muito bem, a anos não temos mortes nos estádio e no entorno dos mesmos. As brigas e mortes são de confrontos préviamente marcados em locais onde sabem que não haverá policiamento.

Essa cota para torcida visitante também mostra uma atitude de arrogância e até por que não de preconceito. Mostra a incapacidade de aceitar a diferença e a rivalidade que faz parte da beleza do futebol.

Tomam como referência os marginais que vão ao estádio e dessa forma afastam ainda mais as famílias e as pessoas de bem dos estádios. O mais engraçado é que andando pelos bares da cidade vi santistas e são paulinos assistindo o jogo lado a lado e não tivemos problemas de violência.

Eu corinthiano recebo meus amigos são-paulinos, aceito as brincadeiras como faço as brincadeiras com eles, sou casado com uma são-paulina e jamais poderei ir com minha esposa ao estádio do Morumbi ou ela me acompanhar ao Pacaembú ou Itaquerão porque na cabeça de quem cuida de futebol corinthianos, são-paulinos, palmeirenses, santistas, bugrinos e ponte-pretanos não podem conviver , assistir a um jogo de futebol.

Com certeza hoje adoraria ter assistido ao lado de meus amigos e esposa o super-jogo no Morumbi, mas infelizmente como não enquadro como casa ou visitante perco o meu direito de ir ao estádio.

Espero que quem organiza as partidas comece a pensar em uma maneira de levar a pessoas de bem para o estádio, pois como mostrei a cima é possivel sim a convivência pacífica entre torcedores, por favor, salvem o futebol nos estádios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário