sexta-feira, 6 de abril de 2012

“O Messias, o rei de Israel... que desça agora da cruz, para que vejamos e acreditemos!”Mc 15,1-39

 

Hoje, sexta-feira da paixão, trazemos a tona a lembrança do sofrimento de Cristo que sofreu e morreu por nós numa cruz, muitos fazem orações outros trocam a carne pela bacalhoada ou pela sardinha, outros fazem penintência.

Mas o que vejo hoje na maior parte das pessoas que hoje é uma data especial como outras que se celebra o momento mas quando o relógio vira a meia-noite a vida volta ao normal sem causar uma transformação na vida da pessoa.

Por isso no post de hoje quero trazer a fala da paixão que foi lida no último domingo, “O Messias, o rei de Israel... que desça agora da cruz, para que vejamos e acreditemos!”Mc 15,1-39. Ao proclamarmos isso na missa, fazemos da mesma forma como fizemos ano passado, retrasado… ou então nos revoltamos por aquelas pessoas tratarem o Cristo daquela forma.

Muito bem, ao olhar essa frase percebemos que ainda hoje diariamente anunciamos de diferentes formas essa frase. Talvez, você pergunte, como assim? eu?

Infelizmente hoje buscamos assim como aqueles que insultavam Jesus, o show, queremos a Igreja do espetáculo e do milagre. Aqueles que duvidavam queriam ver o espetáculo e alguém duvida de que ele poderia descer daquela cruz?  Se ainda tem alguém eu afirmo, poderia, mas por que não o fez? A resposta é simples, mesmo diante de sua morte violenta, ele tenta mais uma vez mostrar que a base da fé deve ser a simplicidade, acreditar sem duvidar, sem ter que provar nada.

Na noite de ontem ele nos mostrou que mesmo o Mestre e Senhor lavou os pés dos seus, ou seja, não precisamos de glórias mas de humildade. Foi assim com o Centurião “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu criado ficará curado.”Mt 8,8. Na Cruz ele mostra que basta acreditar, assim como ele acreditou no Pai. E para aqueles que ainda não entenderam esse sentido ele fala de forma clara e objetiva no encontro com Tomé após a Ressurreição “bem-aventurados os que não viram e creram” Jo 20,29.

Então nesses dias possamos enteder esse mistério, de crer sem ver, a fé sem show, crer fielmente que o milagre da Páscoa acontece diariamente em qualquer igreja, com qualquer padre. Não existe mais poder na paróquia tal ou com o padre fulano de tal, mas ter a fé clara que Deus estará conosco em qualquer lugar que estiver.

Um comentário:

  1. Acreditar no que não se vê ...buscar a "fé na simplicidade, acreditar sem duvidar, sem ter que provar nada"...façamos o possível para sermos dignos do imenso amor do filho de Deus ...Jesus ...nosso Salvador !!:-)

    ResponderExcluir