quarta-feira, 16 de maio de 2012

Taubaté e a disputa feudal

Um feudo é a terra outorgada por um suserano (termo empregado na Idade Média para distinguir um nobre que doava algum bem a outro nobre) ao vassalo (oferece ao senhor ou suserano, fidelidade e trabalho em troca de proteção), em troca de fidelidade e ajuda militar. Essa prática desenvolveu-se na Idade Média, após o colapso do Império Romano e foi a base para o estabelecimento de uma aristocracia fundiária. Do feudo nasceu o chamado feudalismo, que consistia numa organização política e social que se baseava na relação entre suseranos e vassalos. No feudo se produzia apenas o que seria consumido nele mesmo.

De algumas décadas para cá Taubaté se tornou um feudo político eleitoral, para se conseguir votos faz qualquer coisa como arrumar ambulância, deslocamento de municípes entre cidades, apoia-se qualquer tipo de evento, o candidato como um susserano tenta atender a população a qualquer custo em troca de votos, é comum nas redes sociais vermos as prestações de contas dos diversos veradores do município, coisa que nenhum fez com tanta enfase como nesse ano eleitoral, e por que será?

Dos candidatos a prefeito que buscam um lugar ao sol fica dificil ver algum que possa realmente fazer uma transformação em nossa cidade. Temos uma família que transformou a cidade em seu quintal, quando não colocando o prórpio, colocava o seu sucessor, por anos os principais candidatos as eleições municipais eram crias de um único candidato que o chamava de “Judas”.

A beira do início de mais uma corrida eleitoral temos a princípio os seguintes pré-candidatos: Ortiz Jr (PSDB), Pe. Afonso Lobato (PV), Profª Pollyana (PPS), Issac (PT), Fernando Borges (PSOL), Mário Ortiz (PSD) e Adair Loredo (PMDB).

Ortiz Jr.

Issac do CarmoPe. Afonso Lobato

 

 

 

 

Fernando BorgesMário OrtizPollyana GamaAdair LoredoSegundo o blog do jornalista Irani Lima a candidatura de Ortiz pode ruir por conta de um processo na justiça envolvendo o FDE, já o Pe. Afonso Lobato precisa de boas parcerias para ter um bom tempo de TV, Profª Pollyana tem surgido na oposição e tem se tornado uma nova importante liderança no município como o Padre Afonso precisa de uma boa coligação para ter tempo de TV, no entendimento desse blogueiro uma aliança com o Padre Afonso seria bem interssante. Já o PT de Taubaté continua com o idealismo de que os metalúrgicos e familiares conseguiriam eleger um prefeito, o que em teoria é até verdade, porém não é assim que a banda toca. Fernando Borges é o candidato da extrema oposição a esquerde onde tudo e todos estão errados. Mário Ortiz surge como liderança do partido que saiu de dentro dos DEM, além disso foi alçado a política através do Bernardo Ortiz, mais a frente se tornaria mais um Judas. Por último Adair Loredo vem da conturbada e questionada administração Roberto Peixoto. Vários pré-candidatos tem sondado o PMDB para que ao invés de lançar um candidato apenas apoie alguma candidatura devido a todos os escândalos que envolveram a famílida Peixoto.

O fato é que dificilmente um desses sete candidatos consiga apresentar um projeto que consiga fazer uma mudança de 360º em nosso município e assim recolocá-la de novo no rumo do crescimento real. Se não houver uma mudança rápida; Taubaté que já foi a capital do Vale e perdeu o posto para São José dos Campos, pode correr o risco de ser ultrapassada por Pindamonhangaba dentro das cidades com destaque na região, vamos acompanhar o desdobramento até o dia 03 de Outubro e com uma novidade, esse ano a cidade já terá a possibilidade de um segundo turno e troca de favores para alcançar o palácio do Bom Conselho nesse turno transforma de vez Taubaté em feudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário